Hoje é o último dia do verão, confesso que nem dei por ele, passou mais que rápido. Vou contar um segredo, eu gosto bastante da primavera e do outono. Por isso, não tenho nada contra a sua chegada. Todas as épocas do ano são belas, mas nem sempre as vi com os mesmos olhos. Aprendi com o tempo!
Este meu bolinho, é para comemorar a chegada do outono, dar-lhe as boas vindas! E tal como diz esta frase "O verbo é sempre ir". No próximo ano, temos outro verão, agora é a vez da queda das folhas, para que possam surgir novas. Temos o magusto, que eu gosto tanto, o Halloween que eu não gosto nada, feriados e o Natal. Só agradeço e peço que o Natal seja festejado com a normalidade dos outros anos.
Este bolinho foi recheado apenas com dois ingredientes, como sabem, tenho vindo a trabalhar com os queijos de cabra da Quinta da Rigueira e com as compotas sem açúcar refinado da Cristus. Selecionei o requeijão e a compota de morango. Ficou deliciosa.
O bolo, tem apenas 15 a 20 gramas de stevia em pó. É uma receita pequena, para terem uma noção, o prato do bolo tem apenas 17cm. Fiz na bimby, mas podem fazer no liquidificador. è bastante rápido, o forno faz o resto.
Bolo de água
Ingredientes:
Bolo:
- 3 ovos;
- 85 gr de farinha de alfarroba;
- 70 gr de farinha de coco;
- 110 gr de água;
- 15 gr de stevia;
- 2 cl de sopa de iogurte quark;
- 1 cl de sopa de fermento pó.
Recheio:
- 1 requeijão de cabra;
- 4 cl. de sopa de compota de morango Cristus;
- q.b morangos.
Confeção:
Pré aqueça o forno a 190º C.
Prepare uma forma de coroa, de preferência de silicone. Deve ser pequena, de modo a que o bolo não fique pequeno.
Deixe o forno aquecer, pois a confeção da massa do bolo é bastante rápida.
Coloque tudo no liquidificador, exceto o fermento em pó. Triture tudo muito bem.
Adicione o fermento e misture tudo, de modo a que a massa fique homogenia.
Passe para a forma e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.
Faça o teste do palito, caso saia limpo, desligue o forno e deixe a porta entreaberta até arrefecer.
Recheio:
Desfaça o requeijão e misture com a compota de morango.
Depois do bolo estar frio, abra ao meio e espalhe o creme.
Adicione os morangos, tape com a outra parte do bolo.
Leve ao frigorífico até ao momento de servir.
Bom apetite!
0 comentários