Tarte fofa de maçã

By Cozinhar Com Sorrisos - julho 03, 2020

Tarte fofa de maçã
Adoro tartes de maçã o bolos. 

Escolhi poucos ingredientes, é uma receita simples, sem complicação. Selecionei uma farinha de mandioca, Neo Flour, que é uma ótima substituta da farinha de trigo. Esta farinha é 100% natural, vegan e isenta de glúten. Não tem sabor intenso e não é o mesmo que fubá de mandioca. O site deles é recente www.neoflour.com , eu ainda estou a testar a farinha, mas já estou com um bom palpite.

Posso substituir a farinha?
Quem não tiver, esta farinha de mandioca, pode trocar por farinha de trigo, raramente uso farinha de trigo, mas quando tenho de o fazer, prefiro comprar em grão e triturar em casa, para obter a farinha.
Pode também, substituir por farinha de espelta.

E quem não gosta de maçã?
Pode trocar as duas maçãs por pêra, também fica uma tarte deliciosa. O purê de maçã (120 gr), não substitua, pois não é detectável o sabor.

Que forma devo utilizar?
Esta é uma receita pequena, por isso caso escolha uma forma maior que 15 cm, vai ficar totalmente em versão de tarte de maçã. A minha forma não tem mais de 14 cm e resultou uma tarte fofa de maçã.

Mais receitas com maçã:



Tarte fofa de maçã

Ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 90 gr de xilitol ou açúcar mascavado ou demerara;
  • 120 gr de maçã;
  • 2 maçãs;
  • 100 gr de farinha de mandioca;
  • 1 cl. de sopa de fermento em pó (para bolos).

Confeção:

Ligue o forno a 190º C.

Prepare uma forma pequena, de 12 cm a 15 cm. (ler introdução) Pincele com azeite e forre com papel vegetal, ou opte por uma de silicone.

Prepare as maçãs, retire a casca das duas maçãs e o caroço. Parta em cubos e reserve (para não ficar escura, pode colocar gotas de sumo de limão). Vai servir para colocar por cima da massa.

Para as 120 gr de maçã, é só lavar a maçã, retirar o caroço e partir em pedaços, para posteriormente triturar. Eu fiz com casca, mas fica a seu critério.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou robô de cozinha, triture até obter uma massa homogênea. A massa está pronta.

Serve igualmente a batedeira elétrica, só deve ter em atenção, que as 120 gr de maçã são para fazer puré. Por isso, deve preparar o puré previamente, esmagando a maçã, sem mais aditivos, depois, é só adicionar à receita e ir batendo, até a massa ficar homogénea.

Coloque a massa na forma e coloque as maçãs que reservou por cima. Para ficar com aparencia de caramelo, pode polvilhar com açúcar mascavado q.b., no entanto eu não o fiz.

Leve ao forno, pré aquecido, por 35 a 45 min, (varia de forno para forno) pode fazer o teste do palito. Nos últimos 5 a 10 min, liguei a resistência superior, sempre de olho para não queimar.

Deixe arrefecer e delicie-se!

Tarte fofa de maçã
Tarte fofa de maçã
Bom apetite!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários