Bolo de chocolate da avó

By Cozinhar Com Sorrisos - junho 28, 2020

Bolo de chocolate da avó

Um dia, descobri a receita do bolo da avó Lúcia, eu não tive nenhuma avó com esse nome, mas ainda bem que tive a receita. Então, escolhi para esta receita, o nome de: "bolo de chocolate da avó". Assim, sem nome, para ser o bolo de todas as avós!

Não me lembro do ano, em que tive acesso à receita original, provavelmente ainda era adolescente. Fiz durante muito tempo, a receita, tal e qual, como me foi dada. Depois, chegou o tempo, em que, comecei a ter percepção da importância da escolha dos ingredientes, ia pesquisando e estudando paralelamente, quando sentia que o devia fazer.
O tempo foi passando e fui alterando a receita original.

Desde o inicio da semana que o "bolo", andava a pairar na minha cabeça. E provavelmente, vocês também têm uma receita antiga, que gostam muito e desejavam poder come-la mais vezes, sem tantas culpas. É só dar inicio às experiências culinárias, que inicialmente, podem não correr tão bem. Eu aventuro-me muitas vezes na cozinha, quantas mais experiências faço, com o tempo, menos probabilidade tenho de errar. Mas se não fizer nada, é que não erro mesmo. (RISOS)

Então, a minha sugestão, para que possa alterar uma receita original, pela primeira vez, é conhecer muito bem, a textura da receita. Com esse conhecimento, vai conseguir chegar à textura desejada, à medida que vai fazendo as alterações, assim, já consegue ter uma percepção que o resultado final, vai dar certo.

E com isto, neste momento, estou a pensar num tema, quem sabe, num futuro próximo, coloco aqui no blog, uma receita original e as minhas alterações, para uma receita mais saudável. A maior parte, das receitas que aqui vêem, são criadas por mim, mas existem algumas que partem de uma receita tradicional, tal como a receita das rosquilhas, do bolo rainha, da minha tarte de maça e amendoim, entre outras.

Gostava de conseguir melhorar as suas receitas? Ou seja, conseguir torna-las mais saudáveis?

Dentro do chocolate, outro bolo maravilhoso e mais trabalhado é o: Bolo de chocolate preto. É só carregar em cima das palavras que vai direto para a receita.

E assim, partilho a evolução desta receita, maravilhosa, sem ingredientes refinados, para poder comer, sem pensar, se o botão das calças, que vamos vestir amanhã, vai fechar. (RISOS) 
Pode parecer uma receita grande, mas a forma tem apenas 17 cm e é de coroa, de profundidade tem 6 cm, aproximadamente. Pode fazer em formas de queques/cupcakes, só não vai precisar de estar tanto tempo no forno, acaba por cozer mais rápido.

Quando ler os ingredientes, vai reparar que tem a opção de escolher entre café e chá. O chá pode escolher do sabor que quiser. O cafe, usei um solúvel,  gosto do Ricore e Nescafé, é só dissolver em 300 gr de água morna.
A farinha de coco, pode ser trocada por farinha de arroz.
O xilitol pode ser substituído, no caso desta receita, por açúcar demerada ou mascavado. Quanto à stevia, também a pode substituir por outro açúcar, no entanto deve ter em atenção as quantidades, pois a stévia é mais doce do que um açúcar normal.

Nesta receita, a farinha de alfarrobra não convém substituir, se não tiver, aconselho a procurar outra receita de bolo de chocolate, veja no ícone de bolos & sobremesas.

Bolo de chocolate da avó

Ingredientes:

Bolo:

  • 4 ovos inteiros;
  • 35 gr de xilitol ou açúcar demerara;
  • 25 gr de stevia em pó;
  • 35 gr de farinha de linhaça;
  • 55 gr de farinha de coco;
  • 100 gr de farinha de alfarroba;
  • 15 gr de cacau em pó puro;
  • 300 gr de café ou cevada ou chá;
  • 1 cl. de sopa de fermento em pó.

Cobertura:

  • 4 cl. de sopa de leite em pó;
  • 4 cl. de sopa de água morna;
  • 1 cl. de chá de farinha de coco.

Confeção:

Bolo:

Ligue o forno a 190º C.

Prepare a forma, se não for de silicone, é melhor pincelar com azeite e depois forrar com papel vegetal, em vez de untar com manteiga e polvilhar com farinha. O tamanho da forma, que utilizei, está na introdução.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e triture até obter uma massa homogénea. Pode fazê-lo com a batedeira elétrica, vá adicionando os ingredientes pela ordem que estão.

Leve ao forno, entre 30 a 40 minutos. 
Pode fazer o teste do palito.


Nota: Nos últimos 5 minutos, eu ligo a resistência superior do forno.
 

Cobertura:

Misture todos os ingredientes.

Depois do bolo estar frio, espalhe por cima.

Se for muito gulosa/o, pode adicionar uma colher chá de xilitol ou meia de stévia. Funciona igualmente, com uma colher de chá de mel, mas a consistência vai ficar diferente.

Bolo de chocolate da avó

Bolo de chocolate da avó
Bom apetite!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários