Pão Golden Grahams (Sem fermentação lenta)

By Cozinhar Com Sorrisos - maio 05, 2020

Pão Golden Grahams (Sem fermentação lenta)
Nos últimos tempos tenho sentido dificuldade em encontrar fermento. Então, senti a necessidade de fazer um pão sem fermentação lenta. Surgiu o pão Golden Grahams, receita criada por mim, sem nenhuma base de inspiração, pensei em quais os ingredientes que iriam combinar e ligar. Já testei várias vezes, o meu marido diz que sabe mesmo a Golden Grahams, por isso, vamos acreditar nele. (Risos.)
Com queijo, mel ou manteiga, acompanhado de um copo de leite, vai pensar mesmo que está a comer  cereais Golden Grahams. No site deles, têm a seguinte descrição "Delicie-se logo pela manhã com os cereais Golden Grahams. Pequenos quadrados de cereais torrados com mel. Um sabor verdadeiramente alucinante!". Na adolescência gostava destes cereais, agora posso comer em formato de pão, o paraíso existe mesmo!

Se replicar a receita, partilhe comigo, no instagram identifique a minha conta! Aguardo o feedback. Vou ficar à espera de saber qual o acompanhamento que escolheu, e se os mais pequenos gostaram.

Aconselho a não abusarem na quantidade de alho, coloque a quantidade por mim indicada, se não o sabor a alho vai sobressair muito, a pitada de sal, também é só uma pitada. 

A receita original de cereais de Golden Grahams, leva farinha de trigo integral, sêmola de milho, eu optei por farinha de aveia, combinei com iogurte natural e leite (funciona com leite s/lactose), não utilizei xaropes, nem óleos. A mistura de farinhas que utilizei, comprei no lidl, são sem glutén, à base de farinha de arroz, amido de milho, farinha de grainha de uva e farinha de grão-de-bico.

Quanto à confeção, muito simples, claro! 
Basicamente juntar todos os ingredientes, de modo a que a massa fique bem envolvida e homogénea. O forno faz o resto!

Vou ter de repetir esta receita mais vezes, tenho um fã em casa. Espero que desse lado, goste também. Ia testar mais vezes antes de partilhar, mas como fiz um stories no Instagram a mostrar este pão e recebi alguns pedidos da receita, pareceu-me o momento certo, não podia deixar esses seguidores mais tempo à espera! 

Esta receita rende 3 pães médios iguais aos da imagem, para terem noção são maiores que a palma da minha mão, costumo partir em fatias para consumir.

Pão Golden Grahams

Ingredientes:

  • 200 gr. de farinha de aveia integral sem sabor;
  • 140 gr. de farinha de mistura de farinhas de pão;
  • 250 gr. de iogurte natural sem açúcar;
  • 1 cl. de chá rasa de alho em pó;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 cl. de sopa de azeite ou óleo de coco;
  • 1 cl. de sopa de fermento em pó bem cheia;
  • 1 cl. de chá bicarbonato de sódio;
  • 80 gr. de leite;

Confeção:

Ligue o forno a 190º C. 

Coloque todos os ingredientes numa taça e envolva tudo muito bem. Unte as mão com azeite, para a massa não grudar, pois a consistência da massa é pegajosa, amasse um pouco com as mãos e divida a massa em três.

Forre um tabuleiro com papel vegetal.

Faça três bolas. Utilizei a ajuda de uma espátula para moldar o pão. Se reparar, a parte de cima do pão é um pouco robusta, obtém esse aspecto se finalizar o pão com a espátula e não alisar.

Leve ao forno por aproximadamente 25 minutos, faça o teste do palito. No final liguei a resistência superior, para ficar com uma côdea crocante.

Deixe arrefecer um pouco e delicie-se!
Pão Golden Grahams (Sem fermentação lenta)
Bom apetite!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários