Bolo marmoreado

By Cozinhar Com Sorrisos - maio 14, 2020

Bolo marmoreado

Este bolo surgiu da necessidade de utilizar alguns ingredientes que estavam próximos do prazo de validade. E não pode haver desperdícios, pelo menos, os mínimos possíveis. 
Este bolo marmoreado, ganha pontos pelo seu aspeto simples.

A *farinha de aveia, que utilizei, é de sabor a choco creme de avelã, quem fizer esta receita com farinha de aveia sem algum sabor em especial, deve ter em atenção que o resultado final a nível de sabor não será o mesmo. 
O **iogurte que selecionei também estava próximo do prazo de validade, este é bom a nível de açúcar e proteína, atendendo a que parece uma sobremesa de stracciatella, no entanto, pode fazer com um iogurte natural e adicionar umas raspas de chocolate preto, acaba por ser uma óptima solução, uma vez que os iogurtes naturais têm um teor de açúcar inferior, como por exemplo, o iogurte Skyr natural do pingo doce ou lidl. O iogurte Skyr, por norma, tem um baixo teor de açúcar, menor quantidade de gordura, alto teor proteico e uma fonte rica em vitaminas, minerais e probióticos.

É uma receita pequena, a forma é de coroa e não tem mais de 20 centímetros, para terem noção, o prato do bolo é de sobremesa, certamente não vai sobrar!

Tenho por aqui, outra opção de bolo de mármore, muito saboroso e fofo, não leva nenhum tipo de óleo nem ingredientes refinados, nessa receita, optei por adicionar frutas, pois ajudam a regular o nível de doçura do bolo. Consulte a receita aqui.

São duas receitas completamente distintas a nível de sabor, não sei dizer de qual gosto mais. (Risos)

Bolo marmoreado

Ingredientes:

  • 3 ovos;
  • 60 gr de xilitol;
  • 140 gr de farinha de aveia com sabor* (utilizei choco creme avelã);
  • 150 gr de iogurte KVARG sabor a stracciatella**;
  • 1 cl. de sopa bem cheia de manteiga de amendoim ou mel;
  • 1 cl. de chá de fermento em pó;
  • 25 gr de leite;
  • 10 gr de canela em pó;
  • 20 gr de farinha de alfarroba;
  • 1 cl. de chá de aroma de baunilha (opcional).

Confeção:

Ligue o forno a 180º C.

No liquidificador ou robô de cozinha, coloque todos os ingredientes, excepto os três finais (canela em pó, farinha de alfarroba e aroma de baunilha), triture tudo.

Prepare uma forma de silicone com coroa e coloque metade da massa.

Na massa que restou, adicione os três últimos ingredientes e triture novamente.

Passe para a forma, onde já tem a outra metade da massa. Com um garfo ou espátula passe uma vez, para envolver as massas e obter um efeito marmoreado, se necessário, bata um pouco com a forma de modo a alisar.

Leve ao forno por 30 minutos, verifique se já está com cozido, fazendo o teste do palito.

Deixe arrefecer e desfrute!
Bolo marmoreado
Bom apetite!


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários