Biscoito tradicional - Rosquilhas

By Cozinhar Com Sorrisos - fevereiro 23, 2020

Receita de rosquilhas saudáveis

A rosquilha é um biscoito/doce regional de algumas freguesias de Trás-os-Montes.

Ainda hoje muitas aldeias da região de Trás-os-montes preservam e promovem produtos próprios e com tradição, principalmente nesta época do ano e na Páscoa. Um deles é o doce intitulado de rosquilha. A receita varia um pouco de aldeia para aldeia. Poucas são as pessoas que divulgam os segredos da sua receita.
É um doce que gosto e vejo fazer desde pequena em fornos de lenha. Nessa altura preferia a rosquilha em vez do folar. Queria que a minha mãe fizesse a letra do meu nome e ela lá cedia aos meus pedidos. Hoje em dia, as senhoras das aldeias ainda se juntam e fazem as rosquilhas num forno da comunidade, ou de alguém que tenha um em boas condições e cede para estes eventos. Os ingredientes principais são os ovos caseiros, o açúcar e a aguardente. 
Rosquilhas saudáveis
A fotografia que vêem em cima é do ramo das rosquilhas. Consegui encontrar essa fotografia no google, não encontrei as minhas, mas se tiver oportunidade, na festa deste ano fotografo mais e mostro para quem ainda não conhece esta tradição. No dia de festa, no final da missa, este ramo é colocado à venda. A parte inferior é vendida em pequenos ramos à população ali presente. No topo a rosquilha é maior e consequentemente mais cara, por vezes fazem um leilão. 
Ramo de rosquilhas
Fotografia de um ramo
Pela primeira vez aventurei-me. Fiz uma adaptação à receita original (que consegui). É uma opção mais saudável em relação à tradicional.
Pesquisei pela blogosfera por receitas de rosquilhas saudáveis, mas não encontrei uma única receita. Mesmo receitas tradicionais existem muito poucas, as que vi não acredito que o sabor tenha muito a ver com as que já degustei. Não podemos confundir com ferraduras de ervas doces, que eu nem conhecia, mas alguns dos meus seguidores falaram-me nesses doces.

Nesta receita procurei não utilizar óleos, azeite, vaqueiro e banha de porco. Consegui retirar estes ingredientes e a consistência ficou a desejada. Acredito que se experimentarem vão gostar.

Antes que publicar esta receita dei a experimentar a algumas pessoas, até agora ainda ninguém fez cara feia ao provar as minhas rosquilhas e se não desvendasse os ingredientes não descobriam.

Se utilizarem as quantidades que indico conseguem fazer em média 20 rosquilhas.
Receita de rosquilhas saudáveis
Ingredientes:
  • 12 ovos (xl);
  • 500 gr de açúcar mascavado ou demerara;
  • 2 maçãs (+ cl. sopa de água para o puré);
  • 200 gr de farinha de linhaça;
  • 1 kg de farinha de arroz;
  • 400 gr* de farinha de espelta integral**;
  • 2 cl. de sopa de polvilho doce (ou amido de milho);
  • 1 cl. rasa de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 5 cl. de sopa de fermento em pó royal;
  • 1 copo pequeno de aguardente;
  • 2 cl. de sopa de gengibre em pó.
1 gema de ovo para pincelar.

*A farinha de espelta que utilizei é integral da marca nacional, caso a vossa não seja integral pode necessitar de mais quantidade, pois não tem a mesma absorção. Podem também trocar, usar 1kg de farinha de espelta e 400 gr de farinha de arroz, já testei.
**Para opção sem glúten podem trocar por farinha de trigo sarraceno.

Confeção:
Comece por descascar as maças, corte em pedaços e coloque numa panela a cozer por 5 min. Triturar e reserve.
Ou 
Coloque as maçãs numa tigela com as 2 cl. de sopa de água, tape com película aderente e faça uns furos com 1 garfo e leve ao microondas por 2 minutos. Posteriormente triture com a varinha mágica e deixe arrefecer um pouco. 

Misture todas as farinhas, o amido de milho ou o polvilho doce, a gengibre em pó, o bicarbonato de sódio e o fermento em pó com uma vara de arames. Reserve.
  1. Bater os ovos com o açúcar mascavado até ganhar o dobro do volume. 
  2. Adicione as maças em puré.
  3. Aos poucos vá adicionando a mistura reservada. Vai chegar a um momento que não é possível bater com a batedeira elétrica. Transfira a massa para um papel vegetal polvilhado com farinha e passe a farinha para lá. Vá amassando com as mãos, até fazer uma bola de massa que não seja pegajosa. (Caso tenha um robô de cozinha bimby pode amassar na vel. Counter-clockwise operation/Dough mode.)
  4. Deixe a massa repousar por 30 a 40 min*.
  5. Pré aqueça o forno a 190º C.
  6. Posteriormente, divida a massa em duas partes* e desenhe as rosquilhas. Divirta-se!
  7. Pincele com uma gema batida.
  8. Leve ao forno por 20 min. Faça o teste do palito. Devem ficar fofas.
*Eu utilizo um forno normal de cozinha. Só cabem 10 unidades de cada vez. A primeira fornada deixo descansar 30 min e a segunda um pouco mais enquanto a primeira fica a cozer.

Receita de rosquilhas
Receita de rosquilhas
Bom apetite!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários