Bolo Rainha (fit, mais saudável, nutritivo)

By Cozinhar Com Sorrisos - janeiro 12, 2020

Gosto imenso de bolo rainha, mas ainda assim não encontrava um saudável na zona onde vivo, então decidi fazer as minhas alterações a uma receita tradicional que tinha de um livro da bimby.
E ficou uma maravilha após algumas tentativas. Toda a gente que provou gostou.
Por isso decidi partilhar a receita com vocês.

Na realidade um bolinho destes sabe bem em qualquer época do ano, principalmente no inverno com o copo de chá durante a manhã ou a tarde. Uma fatia deste bolo deixa-nos bastante saciados, pois é bem notritivo, a escolha das farinhas não refinadas faz com que não sintamos fome tão facilmente e mesmo que queiramos comer o bolo de uma só vez não conseguimos (risos).

É essencial deixar este bolo repousar pelo menos uma vez, pois vai fazer com que fique mais fofo e cresça. 

Ingredientes:
 - 200 gr de farinha de espelta integral;
 - 100 gr de farinha de alfarroba;
 - 200 gr de farinha de trigo não refinado;
 -   50 gr de farinha de aveia;
 - 2 cl. sopa de amido de milho;
 - 2 cl. sopa de fermento em pó (de bolos);
 - 70 gr de açúcar mascavado ou demerara;
 - casca de 1 laranja só a parte laranja;
 - Casca de 1 limão só a parte amarela;
 - 130 gr de bebida vegetal ou leite;
 - 50 gr manteiga;
 - 2 cl. sopa de azeite biológico;
 - 3 gemas de ovo;
 - 25 gr fermento padeiro fresco;
 - 20 gr sumo de laranja;
 - 40 gr vinho do porto;
 - 1 pitada de sal;
 - 350 gr de frutos secos;
 - Tâmaras secas para decorar;
 - 1 gema p/pincelar;
 - Óleo de coco para untar.

Confecção:

Quem tem um robô de cozinha consegue executar está receita de uma forma mais fácil e menos cansativa. Neste caso vou dar as instruções para a bimby. Então aqui vai:

Pese a farinha e junte todas as farinhas num recipiente com o fermento em pó para bolos e o amido de milho, misture tudo com uma colher de arames e reserve.

Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby e pese 250 g de frutos secos (tâmaras, passas, bagas de goji, amêndoas, avelãs, nozes, pinhão, sementes de girassol ...) e reserve.

Colocar no copo as cascas de limão e laranja juntamente com o açúcar e pulverizar. Bimby 15seg/Vel 9.

Ao açúcar pulverizado adicione a bebida vegetal, manteiga e azeite e programe 30seg/37°/Vel 6 e de seguida programe 30seg/vel9.

Adicione as gemas, o fermento, o sumo de laranja e o vinho, e misture uns segundos na vel 3.
Sem suspender o funcionamento e mantendo na mesma velocidade deite a mistura das farinhas a pouco e pouco através do bocal da tampa e no fim a pitada de sal. Amasse 3 min/vel Dough mode
O objectivo é formar uma bola que não fique agarrada ás paredes do copo, caso isto não se verifique é só juntar mais farinha de espelta ou aveia nas paredes do copo e volte a amassar uns segundos na mesma velocidade. 


Nesta receita a massa precisa "dormir" um pouco, para isso, deixe-a repousar dentro do copo até esta levantar o copo medida. 
Vá espreitando e assim que isso se verifique pressione a massa com as mãos para que o volume baixe e programe 1 min/vel Dough mode.

Programe 40 seg/vel Dough mode e adicione os frutos secos através do bocal da tampa. (Caso lhe pareça que são muitos frutos secos reserve 50gr para enfeitar o bolo).

Chegou o momento de moldar o nosso bolo rainha, para isso é necessário retirar a  massa do copo. Amasse com as mãos até formar uma bola lisa, polvilhando a mesma com farinha.  O procedimento mais fácil é fazer uma bola e com a mão fechada fazer um buraco no meio, dando-lhe a de uma rosca e coloque-a num tabuleiro previamente untado com óleo de coco (ou azeite ou manteiga) e polvilhado com farinha.

Pré-aqueça o forno a 180° C.

Pincele a massa com gema de ovo e decore a seu gosto com as restantes frutos secos. Repousa mais um pouco até que a massa ganhe mais volume.
A seguir vai ao forno cerca de 20 minutos.
Espetem com um palito para verificar se está cozido. Depois de retirar do forno deitei farinha de coco por cima para lhe dar um ar mais de pastelaria!!!

Espero que gostem.
Bom apetite!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários